
O que é neuromarketing?
Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre gatilhos mentais, usar a mente do consumidor para induzir a comprar algo que ele não queira, mensagens subliminares e outras histórias… neuromarketing não é nada disso!
Neuromarketing é a união da neurociência + marketing que faz com que haja uma maior compreensão da mente do consumidor e suas reações e comportamentos frente a campanhas de marketing, anúncios e produtos.
O que a neurociência pode fazer pela sua empresa é melhorar a comunicação com o seu cliente de forma mais inteligente, tornar suas campanhas mais atrativas e estimular a fidelização, trabalhando com as respostas emocionais das pessoas de uma maneira mais precisa.
Cerca de 90% das informações são processadas de forma inconsciente, dentre elas as nossas decisões de compra. Os “gatilhos mentais” até existem, mas não como são divulgados e o uso exagerado de artifícios como “vagas limitadas”, “últimas unidades” já estão perdendo a credibilidade frente aos consumidores, já que praticamente todo mundo já ouviu falar nisso algum dia.
O neuromarketing também auxilia no uso das cores certas para causar o efeito que esperamos em determinada campanha. Você sabia, por exemplo que o vermelho da Coca-Cola causa excitação, que o amarelo e vermelho do Mc Donalds é para que as pessoas tenham fome, comam e saiam rápido do local (dando lugar a outros clientes) e o azul do Facebook é para transmitir confiança?
Não há nenhum tipo de pensamento ou construção mental que não desperte uma emoção, e são as emoções as maiores responsáveis pela decisão (ou não) de uma compra.
O papel de um profissional de marketing que estuda também o neuromarketing é descobrir e utilizar os melhores elementos, palavras, contextos e ideias que mais despertam emoções relevantes no seu cliente. Aqui na Trends, nossa fundadora Karen Pinheiro, é graduada em biomedicina pela ULBRA e sempre se interessou pelas áreas da neurologia, tendo estudado desde a anatomia do cérebro humano aos hormônios e neurotransmissores envolvidos nas emoções humanas na faculdade. Mas a paixão pelo marketing foi maior e em 2017 ela cursou a sua pós-graduação para se tornar especialista em gestão de marketing! Temos o melhor dos dois mundos à sua disposição!